Consumir tâmara na gravidez, segundo fisioterapeuta pélvica e dermatofuncional, traz ótimos benefícios para mulheres gestantes
Um alimento com alto teor energético e que ainda promove a formação de melatonina, combatendo a insônia, é possível? Sim, ele existe e é fácil de encontrar: a tâmara. Essa frutinha também é capaz de gerar bem-estar às mulheres grávidas. Isso porque ela tua como um laxante em casos de constipação, por ajudar no fortalecimento dos ossos, além de combater doenças dolorosas, indica a fisioterapeuta dermatofuncional e pélvica Marisa Marin.
Tâmara na gravidez
Além disso, consumir tâmara na gravidez tem mais vantagens do que podemos imaginar. De acordo com um estudo científico de 2018, o consumo da fruta rende benefícios à saúde das gestantes, até mesmo na hora do parto.
Mais benefícios
Comer tâmara durante a gestação pode oferecer também os seguintes benefícios:
- Melhora a estimulação uterina;
- Aumento da dilatação;
- Tem papel importante nas contrações dos músculos lisos do colo uterino;
- Reduz algumas intervenções, como a necessidade de se usar ocitocina.
Bem-estar materno-fetal
Além disso, comer uma tâmara pode resultar num bem-estar materno-fetal, como: reduzir a fadiga, e melhorar a pontuação da Apgar em 5 minutos, que é um teste para avaliar o estado geral e a vitalidade do bebê após o nascimento, mediante sinais como a cor da pele, o número de batimentos cardíacos e a resposta a cuidados.
Por fim, a segundo a especialista, o poder a tâmara está na garantir de gerar menos dor à gestante, reduzindo ainda o risco de ter uma hemorragia depois do parto. Agora que você já sabe dos benefícios desta frutinha, pode começar a consumi-la até quatro semanas antes da data prevista de parto para garantir seus benefícios.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/tamaras-doces-de-tigela-de-madeira-na-superficie-de-marmore_16538627.htm#fromView=search&page=1&position=1&uuid=4c58f336-6b18-4e43-887d-63edf8d94dfd