Travesseiro de modelagem infantil pode criar um ambiente de sono inseguro para bebês
Pais e cuidadores não devem utilizar travesseiros com formato de cabeça infantil destinado a mudar o formato da cabeça de um bebê ou que alegam tratar uma condição médica. É o que alertou a Food and Drug Administration dos EUA (FDA). A justificativa é que esses objetos podem criar um ambiente de sono inseguro para bebês e podem contribuir para o risco de asfixia e morte.
Travesseiro de modelagem infantil
Além disso, a declaração da FDA esclarece que os travesseiros, criados com um “recorte ou buraco no centro” para apoiar a cabeça de uma criança enquanto ela dorme de costas, não são aprovados.
“A FDA não tem conhecimento de nenhum benefício demonstrado com o uso de travesseiros de modelagem de cabeça infantil para qualquer finalidade médica. O uso de travesseiros que modelam a cabeça pode criar um ambiente de sono inseguro para bebês e pode contribuir para o risco de asfixia e morte.”
Síndrome da cabeça chata
Por outro lado, o travesseiro de modelagem infantil costuma ser usado para tratar ou prevenir a síndrome da cabeça chata, ou plagiocefalia, um problema comum para bebês porque eles passam muito tempo dormindo de costas, afirma o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido .
Todavia, o documento do FDA acrescenta que a síndrome da cabeça chata geralmente desaparece sozinha, não é dolorosa para os bebês e não gera nenhum problema para o desenvolvimento do bebê.
“Se você possui um travesseiro para modelar a cabeça de um bebê, jogue-o fora; não doe ou dê a ninguém.”
Profissionais da saúde
Já aos profissionais da saúde, o FDA orienta que eles desencorajem o uso de travesseiros de modelagem de cabela infantil e garantam que os responsáveis compreendam o risco de morte infantil com o uso. E ainda aconselham também os profissionais a promover a conscientização sobre ambientes seguros para dormir e educar os pais ou cuidadores dos pacientes sobre opções seguras de tratamento para a síndrome da cabeça chata.
Alerta aos pais sobre travesseiro de modelagem infantil
Em caso de os pais notarem um formato incomum da cabeça em bebês, devem procurar atendimento médico. Capacetes, bandanas e bonés são opções aprovadas pela FDA e que os profissionais de saúde podem oferecer para tratar a síndrome da cabeça chata.
Avaliação e tratamento
Além disso, a agência americana reforça também que o uso desses travesseiros pode atrasar a avaliação e o tratamento necessários. E isso não apenas para a síndrome da cabeça chata, mas ainda para condições mais graves. Isso inclui: craniossinostose, onde os ossos do crânio de um bebê em desenvolvimento se unem muito cedo.
Já o site da Academia Americana de Pediatria afirmou o seguinte:
“A Morte Súbita Infantil Inesperada, que inclui a Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI), é a principal causa de morte por lesão na infância. O sono é um grande desafio para famílias com bebês, mas seguir as recomendações de sono seguro pode evitar muitas fatalidades por SUID.”
Ambiente dono seguro
Por fim, para criar um ambiente de sono seguro, os bebês devem dormir de costas em um cobertor vestível em uma superfície firme e nivelada, conforme os institutos nacionais de saúde. E não deve haver brinquedos, cobertores ou outros itens em sua área de dormir.
*Foto: Depositphotos