Dois bebês recebem vacina contra Covid-19 no interior de São Paulo e precisaram ser internados
Uma confusão envolvendo dois bebês de apenas quatro meses, em Sorocaba, no interior de São Paulo, resultou na internação dos mesmos. Ambos receberam “por engano” a vacina da Pfizer contra a Covid-19.
Bebês recebem vacina contra Covid-19 por engano
Além disso, os bebês apresentaram fortes reações ao imunizante e precisaram ser internadas.
Eles deveriam ter recebido a vacina pentavalente, que age contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b.
O que disseram as mães dos bebês
A mãe de um deles disse que a enfermeira explicou sobre as possíveis reações da vacina pentavalente. Porém, sua filha passou a ter febre muito alta e uma sequência de episódios de vômitos horas após a aplicação. Já na manhã seguinte a mãe procurou a UBS, e então a criança foi medicada.
Explicação do posto de saúde
Entretanto, logo na parte da tarde ela recebeu uma ligação do posto de saúde pedindo que retornasse ao local:
“Quando cheguei, pegaram a carteirinha da Liz e sumiram.”
Depois disso, a mãe foi atendida pelo próprio secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues, que explicou o erro cometido pela UBS.
Além disso, a mãe do segundo bebê relatou que viveu algo parecido. No caso, seu filho ficou com febre alta por 24 horas e, no dia seguinte, foi chamada a unidade de saúde, onde ficou sabendo o que de fato ocorreu.
Recomendações da Pfizer
A Pfizer orientou que os dois bebês fossem internados. E ainda recomendou que as crianças devem ficar sob observação durante sete dias, com eletro e ecocardiograma, e ainda recolher sangue a cada 48 horas.
Prefeitura
Por fim, a Prefeitura de Sorocaba confirmou o caso e disse que abriu um Processo Administrativo Disciplinar para apurar a situação.
“Por ora, a técnica de enfermagem que fez a aplicação foi afastada da sala de procedimentos injetáveis até a apuração e verificação das medidas que serão tomadas.”
*Foto: Depositphotos