Quando ocorre uma gravidez no verão, geralmente, as gestantes costumam sofrer com o calor, entre outros fatores. Nesta fase é importante seguir orientações de uma nutricionista, por exemplo. Este profissional pode passar dicas de saúde e bem-estar durante a gestação. Isso inclui como se alimentar melhor neste período do ano, a fim de evitar desconfortos.
Com o período de pandemia, as futuras mamães precisam redobrar os cuidados. Além disso, uma gravidez no verão apresenta altas temperaturas, que resultam num desafio para muitas mulheres.
Portanto, a dica de muitas nutricionistas é investir nos alimentos certos para evitar desconfortos, como sede, calor intenso, inchaço, entre outros. Segundo a nutricionista Juliana Marçal, especialista em saúde materno-infantil, muitas grávidas se queixam de inchaço, sede e fraqueza.
Em entrevista ao portal Pure People, a especialista passou algumas dicas para que a gravidez no verão seja mais confortável, mesmo em tempos de Covid-19.
Gravidez no verão – dicas
Com a sensação de mais sede e calor, as gestantes acabam acordando mais na madrugada com este desconforto e também para fazer xixi. Nestes casos, Juliana recomenda que a gestante se hidrate mais com água gelada. Mas que seja mais consumida durante o dia e menos à noite.
Além disso, para o inchaço dos pés e pernas, ela afirma:
“O inchaço em membros inferiores é reduzido com o consumo de alimentos fonte de potássio e magnésio como banana, abacate, semente de abóbora, castanha de caju, castanha-do-pará, amêndoa, frutas e hortaliças em geral e grãos integrais como arroz e pães.”
Ela destaca que é importante também evitar o jejum prolongado e fazer pelo menos 5 refeições por dia em intervalos regulares.
Contudo, Juliana indica a ingestão de pelo menos 2 litros de água ao longo do dia:
“A água de coco natural também proporciona hidratação, aliviando a sensação de sede permanente, mas deve ser consumida com moderação na quantidade máxima de 300 ml por dia.”
Consumo de frutas
Outra dica da nutricionista é consumir frutas que tenham mais líquidos. Ou seja, melão, melancia, abacaxi, laranja, pêssego, ameixa, uva e nectarina. Ela reforça ainda que “legumes e verduras devem estar em abundância, diariamente, no almoço e jantar”.
Sódio e gorduras
Em contrapartida, a nutricionista alerta para evitar alimentos com muito sódio e gorduras. Portanto, não ingira carnes cruas ou mal assadas, receitas com maioneses, doces e tortas com cremes açucarados.
“Devido à quantidade elevada de sódio, gordura e aditivos químicos também devem ser evitados frituras, carnes salgadas, como carne seca e bacon, e embutidos.”
O mesmo vale para bebidas alcoólicas que estão proibidas na gestação. Além disso, refrigerantes, mate, guaraná natural e sucos industrializados também não devem ser consumidos.
Gravidez no verão Vs comer fora de casa
Todavia, se precisar se alimentar fora de casa, a nutricionista recomenda levar os próprios lanchinhos. Ela cita como exemplo: torradas caseiras, barrinhas de proteína sem adoçante e pipoca. Já frutas variadas, oleaginosas ou frutas secas também são alimentos práticos quando se está na rua.
A especialista ainda cita mais opções:
“Sanduíches com pão integral e recheios de frango, carnes desfiadas, ricota, cottage ou hommus de grão de bicos e adicione legumes. Legumes crus, por exemplo, fatias de cenoura, tomate cereja e rodelas de pepino.”
Fases da gestação
Por fim, a nutricionista Juliana Marçal afirma que existe diferença em cada fase da gestação.
“No início da gestação, devido aos desconfortos como enjoo, náusea e fraqueza, alimentos que aliviam os sintomas são os mais secos como torradas, biscoitos e pães integrais, tapioca, raízes como mandioca e chips assados de batatas.”
Ela também indica frutas azedas e água aromatizada com limão e gengibre.
Entretanto, com a evolução da gestação, vale a pena ingerir alimentos ricos em proteína, ferro e cálcio.
“Carnes com pouca gordura, leguminosas, como feijões, lentilha, ervilha e grão-de-bico. Entre os derivados do leite, prefira queijo branco e iogurte natural, além de gergelim, amêndoa e chia para incrementar os lanches.”
*Foto: Divulgação