Escovar os dentinhos dos bebês já deve se tornar um hábito próximo de seus seis meses de vida, que é quando costumam surgir os primeiros sinais do dente emergindo pela gengiva
Pouco antes de completar seis meses de vida, os bebês costumam apresentar os primeiros sinais do dente emergindo pela gengiva. Mas há casos em que surge com apenas três meses, ou ainda que passe de um ano.
Porém, ao identificar esses sinais é recomendável já começar a escovar os dentinhos dos bebês.
Escovar os dentinhos dos bebês
Entretanto, antes dele despontar na gengiva a orientação é entender como escovar os dentinhos dos bebês. Ou seja, neste caso é limpar de forma suave a gengiva utilizando uma toalha limpa para remover as bactérias.
Qual a faixa etária para escovar os dentinhos dos bebês?
Para facilitar a vida das mamães de primeira viagem e até mesmo as mais entendidas no assunto, divida por faixa etária a escovação dos bebês.
Por exemplo, um bebê de 8 meses ou menos, considerado ainda recém-nascido, podem ainda não ter dentes. Portanto, não há necessidade de utilizar uma escova nem pasta de dente para fazer a higiene bucal da criança. O ideal nesta fase é que a limpeza seja feita com frequência com uma dedeira de escovar dente. Com isso, os bebês passarão a se acostumar com o ritual diário.
Após as refeições, a limpeza deve ser feita de modo delicado. No caso dos mais novos, faça a higiene pelo menos duas vezes ao dia, por se alimentarem mais vezes por dia nesta fase.
Bebês com mais de 9 meses
Com o surgimento dos dentes chega a hora de procurar uma escova com cerdas macias, específica para bebês e crianças pequenas. Porém, nesta fase do desenvolvimento do bebê não se esqueça de seguir a rotina de lavar as gengivas dos pequenos após aprenderem a escovar os dentes dos 9 meses em diante. Isso porque as gengivas seguem expostas a tudo que o bebê coloca na boca. O certo é manter a higiene das gengivas até que tenham mais dentes cobrindo a boca.
Bebês de 1 ano
Coloque o bebê deitado na cama para que ele fique com a mão livre para afastar os lábios e bochechas, enquanto a outra mão escova os dentes. Se a criança se contorcer, talvez seja necessário ajuda de mais um adulto. Ou seja, um segura o bebê e o outro escova o dente.
Criança de 2 anos
Nesta fase a escovação se tornou mais simples, pois a criança já entende que a limpeza é uma prioridade. Mas é papel dos pais acostumarem desde cedo para que o filho tenha esta compreensão.
Bebês que não deixam escovar os dentes
Quando o bebê vai crescendo e se tornando mais ativo, às vezes pode ser difícil ele ficar parado para escovar os dentes. Mas há formas de conseguir convencer a criança. Isso inclui deixá-lo escolher a própria escova de dente, ela pode conter desenhos que ele goste, por exemplo.
Com isso, a hora da escovação se torna mais divertida, onde cabe até colocar uma música, dança ou vídeo de personagens escovando os dentes.
Uma dica aqui é manter a calma para que o pequeno entenda a importância de fazer a higiene bucal desde cedo. Não demonstre frustração se o seu filho não quiser escovar os dentes.
Escolha da pasta de dente
Há tipos específicos de pasta de dente para bebês e crianças pequenas. Porém, a maior parte não contará com flúor, mineral que previne cárie.
Entretanto, hoje em dia os bebês já podem utilizar creme dental com flúor, mas com moderação.
Portanto, coloque bem pouco na pasta de dente equivalente a um grão de arroz, e apenas quando a criança tiver dentes.
*Foto: Reprodução/Getty Images