Quando os valores do Beta HCG quantitativo são maiores que 5,0 mlU/ml significa que a mulher está grávida
Até hoje, o melhor teste para constatar se uma mulher está grávida é o exame de sangue. Isso porque é possível detectar pequenas quantidades do hormônio HCG, produzido durante a gestação. Então, se o resultado der valores do hormônio beta-HCG maiores que 5,0 mlU/ml significa que a mulher está grávida.
No entanto, este tipo de exame só é recomendado após 10 dias da fecundação, ou no primeiro dia depois do atraso menstrual. Todavia, o exame beta-HCG pode ser feito antes do atraso. Porém, há chance do resultado ser falso-negativo.
Não é necessário ter prescrição médica ou fazer jejum, e o resultado pode ser divulgado em poucas horas.
O que significa HCG?
HCG é a sigla que representa o hormônio gonadotrofina coriônica, que só é produzido quando a mulher está grávida ou possui alguma alteração hormonal grave, que esteja sendo causada por alguma doença.
Quando é feito apenas o teste de farmácia, coletando a urina, pode ser mais difícil detectar o hormônio beta-HCG do que no sangue. Porém, se o resultado via urina der negativo, mas a mulher apresentar sintomas de gravidez, o exame deve ser repetido 3 dias depois.
Já para não indicar um falso resultado, é indicado fazer pelo menos 10 dias após o atraso menstrual. Pois, depois da fecundação, que ocorre nas trompas, o óvulo fecundado pode demorar vários dias até chegar ao útero. Sendo assim, os valores de beta HCG podem demorar até seis dias da fecundação para começarem a aumentar.
No caso de um falso-negativo, a mulher pode estar grávida, mas não aparecer no exame. E neste caso é provável que o organismo não tenha conseguido produzir o hormônio HCG em concentrações suficientes para ser detectável e indicativo de gravidez.
Beta HCG quantitativo X Beta HCG qualitativo
Como já vimos acima, o exame Beta HCG quantitativo indica a quantidade desse hormônio presente no sangue. Ele é realizado a partir da coleta de uma amostra de sangue, enviada para laboratório para análise.
Com o resultado em mãos é possível identificar a concentração do hormônio HCG no sangue, e dependendo de sua concentração, indicar a semana de gestação.
Por outro lado, o exame beta HCG qualitativo é o teste de farmácia, que apenas indica se a mulher está grávida ou não. Ou seja, ela não é informada sobre a concentração de hormônio no sangue. Consequentemente, o ginecologista recomenda o exame quantitativo pata a conformação da gravidez.
Gestação de gêmeos
Em caso da gravidez ser de gêmeos, os valores do Beta HCG quantitativo devem ser maiores que os indicados para cada semana. Porém, para confirmar e saber o número de gêmeos é indicado fazer uma ultrassonografia a partir da 6ª semana de gestação.
Todavia, a mulher pode suspeitar que está grávida de gêmeos quando consegue saber aproximadamente em que semana engravidou. Em seguida, ela compara com a tabela para verificar a quantidade de beta HCG correspondente. E se os números não baterem certo é provável que ela esteja grávida de mais de 1 bebê. Mas a informação só será confirmada por uma ultrassonografia.
Outros resultados do exame
Além disso, os resultados do Beta HCG quantitativo podem indicar ainda problemas, como: gravidez ectópica, aborto ou gravidez anembrionária. Esta última ocorre quando o embrião não se desenvolve.
Tais ocorrências podem ser identificadas quando os valores do hormônio são inferiores aos esperados para idade gestacional da gravidez. Sendo assim, é necessário procurar seu obstetra para avaliar a causa da alteração hormonal.
Estou grávida e agora?
Quando a gestação é comprovada por meio do exame Beta HCG quantitativo é fundamental marcar uma consulta com seu obstetra. Ele vai acompanhar seu pré-natal, realizando todos os exames necessários para garantir uma gravidez saudável e sem complicações, como: pré-eclâmpsia ou diabetes gestacional.
*Foto: Divulgação