Brincadeiras para crianças em casa podem ajudá-las a passar o tempo e ainda a descobrir outro jeitos de brincar
Com o aumento das medidas restritivas resta às crianças encontrarem formas de entreter dentro de casa mesmo. Portanto, dicas a mais de como brincar dentro do lar é essencial aos pequenos neste momento. Confira as brincadeiras que listaremos por aqui.
Brincadeiras para crianças em casa
Até o fim deste mês e quem sabe no próximo, as crianças terão um respiro das aulas online. Então, elas devem aproveitar este período para brincarem e ainda podem conhecer novos jeitos de se entreterem.
As brincadeiras para crianças em casa envolve usar a criatividade e imaginação. Além disso, elas combatem também a obesidade, conquistam autoconhecimento corporal, estimulam o otimismo e cooperação com os pais.
Resiliência
Ao brincarem mais e aprenderem com certas brincadeiras, as crianças ganham também mais resiliência, além de respeitar mais as pessoas, desenvolver maior atenção, autocontrole e trabalhar em equipe. Viver em um sistema de coletividade e pensar em todos os participantes.
Brincar também auxilia a reduzir a ansiedade e a tristeza que estes tempos podem causar. Estimula o raciocínio lógico, criatividade e imaginação. E os pequenos entendem melhor sobre regras e limites.
Mas vamos às dicas.
Stop ou adedonha
Para quem foi criança nos anos 1980, por exemplo, vai lembrar muito dessa brincadeira. Ela é superfácil de ser aplicada em casa. Você precisará apenas de papel e caneta. Em seguida, escolha vários temas, como: nome, animal, objeto, cor, fruta e país. Mas pense ainda se estes assuntos seu filho já domina. Consequentemente, ele vai exercitar o que estava aprendendo em sala de aula.
A cada rodada, uma letra é escolhida e todas as pessoas que estão brincando devem preencher cada um dos temas com uma palavra que comece com a letra escolhida. Por exemplo, na letra A você pode colocar Alexandre (nome), Azul (cor), Arara (animal) e assim por diante. Quem tiver mais palavras diferentes, ganha!
Brincadeiras para crianças em casa com mímica
Outra brincadeira que nunca sai de moda há décadas é brincar de mímica. Aqui a questão é usar a imaginação. Esta é uma ótima oportunidade para desenvolver raciocínio, desenvolvimento corporal e a criatividade.
Sendo assim, a família pode se dividir em dois times para competir. Basta escolher um tema, como: personagens, filmes, profissões ou o que mais quiser. Em seguida, determine um tempo máximo para outro time adivinhar a mímica e se divirtam-se.
Videogames
Com a tecnologia, você pode usá-la como aliada e isso envolve os videogames. Além disso, os mais velhos também poderão a ser um pouco criança e se divertir com jogos antigos, por exemplo.
Caso ainda possua games antigos, mostre a seu filho como era na sua época. Ele pode se interessar também.
Crie um campeonato em família com estes jogos, como: Pac-Man, Enduro, misturados aos mais recentes. Porém, respeitem seus limites e não fiquem horas em frente à tela.
Quando os adultos entram na diversão a criança fica menos agressiva também e exercita mais o raciocínio e agilidade.
*Foto: Divulgação