Quando um bebê está com o nariz entupido a mãe deve utilizar algumas técnicas para desentupi-lo, mas sem assustar a criança.
Há alguns recursos, como por exemplo: pingar algumas gotinhas de soro fisiológico em cada narina, ou dar um banho morno nele. Esta prática ajuda a fluidificar as secreções, desentupindo o nariz de forma natural.
Além disso, é importante manter o nariz do bebê sempre limpo e sem secreções. Com isso, ele se sente mais aliviado, além de dormir tranquilo e conseguir se alimentar, pois o ar passa de modo mais livre.
Nariz entupido – formas caseiras de desentupir
Em contrapartida, há formas caseiras também para desentupir o nariz da criança. Entre elas, o banho morno já mencionado acima. Neste caso, deixe que o banheiro fique com bastante vapor. Esse ato facilita a eliminação das secreções. Em seguida, seque muito bem o bebê, para vesti-lo e não o deixar ficar em locais com correntes de ar.
Outro forma eficaz é a utilização do soro fisiológico, em que ao aplicar 1 gota do soro em cada narina, de duas a três vezes ao dia já faz com que o bebê volte a respirar livremente. Também pode ser utilizado aqui um jato de 3 ml do soro em uma das narinas e, automaticamente, sairá pela outra narina naturalmente.
Aspirador nasal
Já o aspirador nasal consiste em retirar a secreção pelas narinas por meio de uma bombinha própria. Ela é vendida nas farmácias em forma de uma pera. Seu uso é feito ao apertar a bombinha e depois enfiar a parte transparente na narina do bebê. Então, você a solta para que a secreção fique retida dentro da bombinha.
Travesseiro embaixo do colchão
Aqui ao colocar uma almofada ou um travesseiro triangular por baixo do colchão do berço da criança é uma ótima forma de desentupir o nariz dela. Com a cabeça mais elevada, a secreção não fica acumulada na garganta, e o bebê consegue dormir tranquilo.
Sucos
Por fim, entre as técnicas caseiras temos os sucos. Neste caso, se o bebê estiver muito resfriado, é recomendado oferecer um suco de laranja puro ou de acerola, diversas vezes ao dia. Porém, ele só deve ser realizado se a criança já tiver começado a alimentação diversificada, ou seja, a partir dos seis meses de vida, ou um pouco antes, por recomendação médica.
Causas do nariz entupido em bebês
Nos primeiros meses de vida é normal que o bebê fique com o nariz entupido. Isso porque seu sistema imunológico ainda está muito bem constituído. Embora não seja grave, é preciso tratar o nariz quando fica entupido porque pode gerar um grande desconforto e interferir no sono e na alimentação do recém-nascido.
Resfriado
O nariz entupido do bebê também pode ser provocado por um sistema imunológico ainda em desenvolvimento. Em função disso, em seu primeiro ano de vida é normal o bebê ter gripe ou resfriado, apresentando olhos lacremejantes, e febre, juntos ao nariz entupido.
Então, neste caso, o melhor jeito de tratar a gripe ou resfriado é por meio da amamentação. Em contrapartida, os bebês com mais de seis meses já podem tomar suco de laranja ou acerola.
Cuidado com alergia ligado ao nariz entupido
A alergia pode ser causada, por exemplo, pelo contato com poeira ou pelo de animais. Estes fatores sensibilizam facilmente o sistema imunológico do bebê, além de causar espirros, coriza e tosse constante.
Mas calma, mamães. Aqui é importante constatar o que causa de fato a alergia e evitar que seu filho entre em contato. É preciso também mantê-lo hidratado e levá-lo ao pediatra em caso de alergia mais intensa e frequente.
Adenoides – o que fazer?
A adenoide é o conjunto de tecido linfático, situado no fundo do nariz e que integra o sistema imune e que protege o organismo contra microrganismos. Esse tecido cresce conforme o desenvolvimento do bebê. Mas, em alguns casos, pode ter crescimento excessivo e interferir na respiração do bebê.
Neste caso é indicado ir ao pediatra quando notar que há dificuldade para respirar, tossir com frequência e ficar com o nariz entupido sem causa aparente. Todos esses fatores podem indicar o aumento na adenoide. Portanto, o pediatra poderá orientar como deve ser realizado o tratamento.
*Foto: Divulgação