Alongamento na gestação traz muitos benefícios para a mulher, como aliviar a dor nas costas e aumentar a circulação sanguínea
Quando a mulher está grávida não significa que ela tenha que parar de se exercitar. Porém, cada caso é um caso e antes de começar uma prática de exercícios, ela deve procurar seu médico. Neste artigo, separamos três exercícios para manter a saúde e bem-estar durante a gravidez.
Alongamento na gestação
A prática de alongamento na gestação traz muitos benefícios para a mulher, como aliviar a dor nas costas e aumentar a circulação sanguínea. Além de reduzir o inchaço das pernas. Ele também pode ser útil para levar mais oxigênio para o bebê, ajudando-o a crescer mais saudável.
Contudo, uma aula de alongamento ajuda no combate à prisão de ventre e no alívio dos gases, que são muito comuns durante a gestação. Os alongamentos previnem ainda lesões e dores musculares e ajudam a mulher a se preparar para o trabalho de parto.
A seguir, você pode conferir 3 exercícios de alongamento. Todos eles podem ser realizados, com a finalidade de aliviar a dor nas costas.
Exercício 1 – com as pernas separadas
Neste primeiro movimento, você deve sentar com as pernas separadas. Em seguida, dobre uma perna colocando o pé em contato com a outra coxa a ponto de inclinar o corpo para o lado (veja a imagem 1). Você deve sentir esticar todo este lado corpo durante 30 segundos. Na sequência, troque a perna e faça o exercício para o outro lado.
A seguir, trocar a perna e fazer o exercício para o outro lado.
Exercício 2 – alongamento do gato
Este alongamento deve ser feito em uma posição de quatro apoios. Isto é, com as mãos e os joelhos apoiados no chão ou tapete. Mas na hora de posicioná-los, as mãos devem estar alinhadas abaixo dos ombros e os joelhos abaixo dos quadris.
Em seguida, a gestante deve inspirar o ar a ponto de arredondar a coluna. Porém, respeitando os limites do próprio corpo. Já na hora de expirar, volte a posição inicial. Repita o movimento dez vezes. Mas foque na respiração e não em querer terminar logo a série. A ideia é relaxar e se conectar com seu próprio corpo.
Exercício 3 – com bola de pilates
Aqui, o diferencial é utilizar uma bola grande de pilates. Você vai apoiar os joelhos no chão e se debruçar sobre a bola. Mas, tente manter ao máximo as costas esticadas. Em seguida, estique os braços em cima da bola e também tente apoiar o queixo no peito, ao mesmo tempo. Permaneça nesta posição por 30 segundos.
Respiração profunda
Todavia, ao realizar esta prática de exercícios de alongamento na gestação, você deve ter uma respiração lenta e profunda. Ou seja, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, lentamente.
Esses exercícios de alongamento podem ser realizados todos os dias e repetidos entre 2-3 vezes, com intervalos de 30 segundos entre cada um.
Alongamento na gestação – exercícios com acompanhamento profissional
Entretanto, como ainda estamos em um período de pandemia, quando a situação acabar, a gestante pode entrar ou retomar seus exercícios fora de casa. Isso inclui aulas de hidroginástica. Pois, ela contribui para a redução do estresse articular e do desconforto muscular. Esta prática pode ser realizada de duas a três vezes na semana. Mas não deixe de comunicar seu médico. Ele poderá recomendar melhor a quantidade de vezes. A aula deve durar em média de 40 minutos uma hora. Já a intensidade deve ser leva a moderada.
*Fotos: Divulgação/Depositphotos e Pinterest