Tampão mucoso é uma substância produzida pelo corpo nos primeiros meses de gravidez
O tampão mucoso é uma substância produzida pelo corpo nos primeiros meses de gravidez. Ele tem por objetivo evitar que bactérias e outros microrganismos cheguem até o útero e interfira no desenvolvimento do bebê e a continuidade da gestação. Isso porque o tampão está presente logo após o canal vaginal. Ele tem a função de fechar o colo do útero e permanecer ali até que o bebê esteja pronto para nascer, nos casos de gravidez sem nenhum risco.
Tampão mucoso
Sendo assim, a saída do tampão mucoso pontua o começo do fim da gestação, na 37ª semana. Isso revela que o trabalho de parto poderá iniciar em dias ou semanas. Já a aparência deste tampão quase sempre possui a consistência gelatinosa e a cor pode variar desde transparente até o marrom avermelhado.
Entretanto, após sua saída é comum que cólicas leves comecem a surgir e que a barriga tenha momentos de endurecimento ao longo do dia. Mas esta é apenas uma das etapas do início do trabalho de parto.
Como identificar o tampão corretamente
O tampão mucoso, quando sai, pode ser identificado ao se desprender inteiramente do útero. É semelhante a uma clara de ovo esbranquiçada e o tamanho varia de 4 a 5 centímetros. Ele também consegue variar de forma, textura e cor, e mesmo que a gravidez não tenha risco algum.
Confira as variações que o tampão mucoso pode ter:
- Forma: inteiro ou em pedaços;
- Textura: clara de ovo, gelatina firme, gelatina amolecida;
- Cor: transparente, embranquecida, amarelada, avermelhada ou e alguns casos, em tons terrosos parecidos com o marrom.
Rompimento da bolsa aminótica
Além disso, como seu aspecto é bastante específico, sua saída quase nunca é confundida com o rompimento da bolsa aminiótica. Isso porque ele não gera dores e ocorre cerca de três semanas antes da data prevista para o parto.
Saída do tampão
Todavia, o mais comum é que o tampão mucoso seja liberado entre 37 e 42 semanas de gestação. Mas em casos raros, isso pode ocorrer somente durante o trabalho de parto ou ainda quando o bebê já está nascendo.
O tampão mucoso pode sair antes do tempo?
Quando o tampão sai numa fase inicial da gravidez, geralmente não é sinal de um problema. Pode ser apenas uma indicação de que o corpo está se adaptando às mudanças provocadas pela gravidez. Apesar de o bebê ficar mais suscetível a infecções nesse período, o corpo volta a produzir um novo tampão rapidamente para voltar a proteger o útero.
Por isso, se esse problema não voltar a surgir novamente, não deve ser motivo de preocupação. Porém, sempre é importante informar seu obstetra para que possa ser avaliado se existe algum risco para a gestação.
Já nos casos de saída do tampão mucoso após o segundo trimestre de gravidez, antes das 37 semanas, é recomendado procurar uma maternidade, pois pode existir risco de parto prematuro.
O que fazer após a saída do tampão
Após a saída do tampão mucoso é recomendado atenção a outros sinais do início do trabalho de parto. Entre os quais: rompimento da bolsa de água ou contrações frequentes e regulares. Neste caso, a saída do tampão não indica necessariamente que o trabalho de parto irá começar, podendo levar até três semanas para acontecer. Mas as contrações frequentes e regulares sim.
*Foto: Divulgação