Calculadora gestacional visa facilitar a hora de fazer as contas, assim como os médicos fazem consultório
Quando a mulher engravida, muitas dúvidas surgem e em meio a elas está o fato de como calcular a gravidez corretamente. Apesar de tanta tecnologia hoje em dia, para os leigos no assunto ainda poder complicado. E é exatamente por isso que a calculadora gestacional foi desenvolvida.
Entendendo a calculadora gestacional
Em média, uma gestação dura 280 dias, ou seja, em torno de 40 semanas. Mas quem nunca vivenciou a experiência fica com a ideia na cabeça dos famosos nove meses. Não está errado pensar desse modo, pode ser nove meses e um pouco a mais ou a menos, dependendo da gestação e do estado de saúde da mãe e do bebê.
Portanto, a criação da calculadora gestacional ajuda a fazer este tipo de conta. Ela consegue dar um prazo aproximado em que o bebê deve nascer, e muitas vezes acerta em cheio a previsão. Além disso, a ferramenta é capaz de dar maiores informações que são de bastante utilidade.
Como usar a calculadora de gravidez
Antes de qualquer coisa, para começar a utilizar a calculadora gestacional é preciso levar em consideração o início do primeiro dia da última menstruação. Em seguida, poderá ser entre 39 e 41 semanas de gestação até o bebê nascer no tempo certo. A partir da data do primeiro dia da última menstruação fica mais fácil de determinar o cálculo, já que é difícil saber o dia exato da fecundação.
Confusão das mulheres
Sendo assim, talvez, este seja um dos motivos das mulheres se confundirem na hora de calcular as semanas de gestação. Porque para elas fica difícil pensar que a conta é a partir do primeiro dia da última menstruação como sendo o primeiro dia da gravidez.
E se não souber a data do primeiro dia da última menstruação?
Se não for possível lembrar este dia, como fazer a conta? Neste caso, você pode inserir uma data aproximada na calculadora gestacional. E não se preocupe, o cálculo acontecerá da mesma forma, pois nenhum corpo feminino é um relógio, ou seja, sempre haverá pequenas divergências. Consequentemente, a ferramenta é capaz de mostrar aproximadamente quando engravidou e calcular as semanas de gravidez por uma média de seu ciclo menstrual.
Entretanto, quem possui ciclos menstruais mais longos fica mais difícil de calcular pelo fato de não saber com exatidão quando essas mulheres engravidaram. Mesmo assim a calculadora gestacional mostra uma data aproximada.
Em relação, a saber, ao certo em qual semana de gravidez você está, basta fazer um ultrassom nas primeiras semanas para calcular o tempo de gravidez corretamente.
Como fazer o cálculo?
Até para o médico o primeiro dia da menstruação deve ser levado em conta como ponto inicial na calculadora de gravidez. Em seguida, os meses são contados de 30 em 30 dias, de quatro em quatro semanas para encerrar um mês de gestação.
Quando uma gestante encerra 12 semanas ela sai do terceiro mês (primeiro trimestre) para entrar no quarto mês e assim por diante. Em suma, é neste momento que vale contar com a calculadora gestacional. Isso porque há meses com 31 dias e esse dia a mais faz diferença para o parto. Portanto, o correto é contar por semanas e não por meses para determinar um dia mais exato para o parto.
Aniversário da semana
Além disso, é necessário saber também o aniversário da semana, ou seja, qual o dia que a semana virá para entrar na próxima. A calculadora pode te auxiliar na descoberta deste dia da semana que a gestação passa para outra.
Ciclo menstrual desregulado
A mulher que possui um ciclo menstrual desregulado ou ovulação tardia, a calculadora gestacional não é tão eficaz. Porém, ainda pode ser útil. Então, neste caso, para determinar a semana de gestação exata em que está, é preciso fazer um ultrassom.
Em uma gravidez descoberta tardiamente também pode ser mais difícil de ser analisada pela calculadora. Apesar disso, ela pode auxiliar ao mostrar o dia em que o bebê deve nascer e quando provavelmente foi concebido.
Para as mamães que curtem astrologia, a calculadora de gravidez revela ainda qual será o signo do bebê, conforme a data aproximada. E ainda quando a mamãe pode senti-lo mexer pela primeira vez e quando os trimestres de gestação fecham ou até já fecharam. Ela também pode ser usada a qualquer momento durante a gestação ou até antes para quem deseja planejar a gravidez.
*Foto: Reprodução