Para limpar o umbigo do bebê deve-se utilizar álcool 70% e algodão
Logo nos primeiros dias de vida do bebê a mamãe terá de descobrir, se for o primeiro filho, como limpar o umbigo do bebê. Para esta tarefa, a mãe deve utilizar álcool 70% e algodão.
Limpar o umbigo do bebê
Além do álcool e algodão, a mamãe deve sempre optar pela higienização do coto após a troca das fraldas. Sendo assim, a região estará sempre limpa e não haverá chances de contaminação.
Quando o bebê ainda está na barriga da mãe é por meio do cordão umbilical que ele se alimenta e “respira”. O cordão é cheio de veias, artérias e terminações nervosas responsáveis pela troca de nutrientes e oxigênio com a mãe.
Já durante o parto, o cordão se torna uma última ligação física entre o bebê e a mãe. Isso porque ele dá estabilidade ao organismo enquanto a criança está começando a respirar pelo pulmão, se adaptando às diferenças de pressão entre o interior do útero e o ar. A recomendação é que se espere o cordão parar de pulsar para só então cortá-lo.
Nascimento
Depois do nascimento, o cordão umbilical vira o coto. Isto é, um pedaço de tecido de dois ou três centímetros de pele morta, que costuma escurecer, secar e cair em cerca de duas semanas. Vale ressaltar que esta parte do umbigo não possui circulação sanguínea. Portanto, o bebê não sente nada quando essa parte do corpo é manuseada.
Primeiros cuidados
Mesmo se a mãe já possuir experiência por conta de ter outros filhos, ainda assim, os primeiros cuidados são dados pela maternidade ou pelo profissional que acompanhar o parto. Porém, em seguida é a mãe ou o pai que cuida para que o coto se transforme em um umbigo na barriga fofa do bebê.
Não tenha medo de limpar o umbigo do bebê
Caso seja seu primeiro filho, não tenha medo de limpar o umbigo do bebê. Segundo Nelson Ejzenbaum, pediatra da Sociedade Brasileira de Pediatria, pai de Ariel, Patrick e Alicia:
“O umbigo não dói, não tem nervação, o coto é um pedaço de pele da mãe, por isso, não precisa ter medo de mexer.”
O máximo que o bebê pode sentir é um pequeno incômodo, mas não dor. Além disso, cuidar do coto é mais simples do que parece.
Passo a passo
Use sempre álcool 70% e algodão para limpar o umbigo do bebê. Não se esqueça de que a região precisa ser limpa a cada troca de fraldas. Com isso, não haverá a chance de uma contaminação do coto com as fezes.
Faça a limpeza da seguinte maneira:
- Levante o coto com a ajuda de um cotonete;
- Espalhe o álcool começando pela base e, então limpe a volta toda, até sair toda a secreção. Se a pele em volta do coto começar a ficar vermelha ou inchada, é necessário procurar o pediatra para uma avaliação.
Sangrar um pouco é normal
Por fim, não se preocupe se durante a limpeza sangrar um pouco a região. Isto é normal. Isso porque após a queda do coto, a mãe perceberá uma leve mancha de sangue na fralda do bebê, que também não é preocupante.
Portanto, siga com a limpeza até a cicatrização completa. O coto umbilical costuma cair sozinho entre 7 e 21 dias de vida do bebê. Mas em caso de ultrapassar esse período, fique atenta e procure seu pediatra para pesquisar se a criança tem hipotireoidismo.
*Foto: Divulgação/Depositphotos