Sesa confirma casos de óbitos de grávidas no Paraná, sendo 79 mortes, e 53 delas decorrentes do novo coronavírus; em 2020, a doença causou a morte de 21% das gestantes do estado
Um relatório divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) revelou que a Covid-19 foi a causa de 67% dos óbitos de grávidas no Paraná. O índice se refere de janeiro a junho deste ano.
Óbitos de grávidas no Paraná
De acordo com os dados, das 79 grávidas que faleceram, 53 delas foram vítimas da Covid-19. Só no ano passado, a doença causou a morte de 21% das gestantes do estado.
Segundo os dados, das 79 grávidas que morreram, 53 delas foram vítimas da Covid-19. Em 2020, a doença causou a morte de 21% das gestantes do estado.
Pré-pandemia
No período pré-pandemia, a maior parte dos óbitos de grávidas no Paraná e em outras localidades era causada por infecções e eclampsia. Esta última provoca convulsões que acontecem durante a gravidez ou logo após o parto.
Ministério da Saúde
Segundo o Ministério da Saúde, até o mês passado, o número de gestantes que morreram em decorrência da Covid-19 no Brasil já era maior do que o registrado em 2020.
Além disso, dados nacionais revelam que a taxa de mortalidade entre as grávidas que se infectaram com a Covid-19 chega a 7,2%. Isso corresponde a mais que o dobro da taxa do público geral, que é de 2,8%.
Segundo especialistas, a doença pode ser mais grave entre a 32º e a 33ª semanas de gravidez.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto:
“As alterações fisiológicas no final da gravidez deixam as mulheres mais sensíveis durante a infecção, a ter uma evolução não muito favorável. Por isso, passamos por um momento do aumento da interrupção precoce da gestação, além de muitas dessas gestantes também acabarem dentro de Unidade de Terapia Intensiva Covid, intubadas em seu pós-parto imediato.”
Nota técnica sobre óbitos de grávidas no Paraná
Todavia, na semana passada, a secretaria de saúde do Paraná divulgou uma nota técnica para voltar a incluir grávidas e puérperas até 45 dias depois do parto no Plano Estadual de Imunização.
“Todas as gestantes com mais de 18 anos estão aptas para tomar a vacina contra o coronavírus aqui no Paraná, desde que seja da CoronaVac ou da Pfizer.”
*Foto: Reprodução