O mês de abril foi escolho para abordar mais a conscientização sobre a cesárea: quando ela é necessária, entre outros assuntos
Todo ano no mês de abril o tema conscientização sobre a cesárea vem à tona. Hoje, as taxas de cesárea no Brasil e no mundo ainda são bem altas do que as recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 15%.
Conscientização sobre a cesárea
Apenas em São Paulo, um recente levantamento divulgado pela prefeitura revelou que o parto cirúrgico é o procedimento mais comum (80%) em todos os 25 maiores hospitais particulares da cidade. Por outro lado, nos Estados Unidos, mais de 30% dos bebês nascem de cesarianas.
Cesarianas
As cesarianas são importantes cirurgias tanto para mamães quanto para os bebês. Isso porque, elas podem salvar vidas no caso de ser não possível a realização do parto normal.
Além disso, é preciso saber avaliar por que os partos cirúrgicos são realizados. Quais são os motivos para tal procedimento? Estes são alguns dos debates a serem levantados em abril, conhecido como o Mês da Conscientização sobre a Cesárea.
Mexe com o emocional
Porém, fora as questões médicas, muitas vezes a cesárea pode mexer com o emocional e com a autoestima da mãe. Elas podem se deprimir por não terem conseguido dar à luz de forma natural. Até mesmo em situações que não é possível o parto normal.
Entretanto, há ainda as gestantes que podem ser influenciadas, vindo da parte do próprio médico, passando por um procedimento de modo desnecessário.
Outras mulheres simplesmente tinham medo ou desconheciam o parto normal. Portanto, estas não foram encorajadas a saber mais, nem tiveram as informações corretas. Podem ser vários desdobramentos.
Queda no número de cesáreas
No fim de janeiro deste ano foi divulgado que houve uma queda de 12% no número de cesáreas no Brasil. A porcentagem é decorrente de um programa de conscientização da Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Mas a porcentagem também se refere a mulheres que possuem plano de saúde. Com isso, foi identificado um aumento de 5,6% na quantidade de partos normais, revela a pesquisa do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).
Dados de 2019
Mas em 2019, 416 mil bebês nasceram por meio de cesárea e 82 mil de parto normal. Hoje, estima-se que os casos de cesárea no país sejam 55% do total de nascimentos.
Contudo, o índice é 40% acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera aceitável que 15% dos partos feitos sejam por cesárea.
Todos os dados estão na publicação Análise da assistência à saúde da mulher na saúde suplementar brasileira entre 2014 e 2019. Além disso, o estudo só faz referência às mulheres que realizaram partos por meio de plano de saúde.
*Foto: Divulgação/Depositphotos