Cisto no ovário deve ser investigado; entenda o impacto dos cistos ovarianos na fertilidade e como é possível engravidar mesmo com eles; aprenda dicas e realize seu sonho de ser mãe
Receber o diagnóstico de um cisto no ovário traz inúmeras preocupações para as mulheres, uma delas é a possibilidade de engravidar. Muitas se perguntam: é possível engravidar mesmo tendo cistos no ovário? A resposta é: sim! Isso porque embora seja comum em mulheres em idade fértil e afetar a ovulação por certo tempo, um cisto no ovário não é considerado um impeditivo direto para a gestação.
Cisto no ovário
Um cisto no ovário pode ser benigno e desaparecer espontaneamente. No entanto, é fundamental realizar um acompanhamento cuidadoso para diagnosticar as causas e entender se será preciso intervenção cirúrgica ou medicamentosa para tratar o cisto, principalmente para aquelas que estão tentando manter o corpo o mais saudável possível para engravidar.
O que são cistos ovarianos?
Cistos ovarianos simples são pequenas bolsas contendo líquido que podem se formar nos ovários. Geralmente benignos e sem relação com nenhuma doença específica, eles são causados na maioria das vezes por um desequilíbrio hormonal e podem ser de diferentes tipos e tamanhos. Porém, em geral, desaparecem com o tempo.
Quais são os sintomas dos cistos ovarianos?
Na maioria das vezes, os cistos são assintomáticos. Quando há sintomas, eles podem incluir irregularidades menstruais, dor na região dos ovários, desconforto durante as relações sexuais, desconforto abdominal e até dor repentina com náuseas e vômitos.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é feito por meio de exame de toque ou de ultrassom. Quanto ao tratamento, este varia conforme a situação. Enquanto alguns cistos desaparecem espontaneamente com o passar do tempo, outros precisam de ajuda médica para serem eliminados. É o caso dos cistos que são muito volumosos e interferem na ovulação. Há também situações emergenciais, em que é preciso buscar ajuda médica imediatamente.
É possível engravidar tendo um cisto no ovário?
Vale destacar que um cisto ovariano não é uma causa direta de infertilidade. Contudo, os cistos podem surgir devido a alterações hormonais, que interferem na liberação do óvulo, causando irregularidades no ciclo menstrual. Diante de um diagnóstico, o ideal é monitorar a situação de perto para conseguir entender as causas e avaliar se há necessidade de tratamento ou não.
Conclusão
Ao longo deste artigo, percebemos que engravidar tendo cistos no ovário é uma possibilidade. Mas é importante manter sempre um acompanhamento médico cuidadoso para orientações e possíveis condutas de tratamento, quando necessário. Lembre-se de que cada caso é particular e que o cuidado com a saúde deve ser uma prioridade, principalmente para quem sonha em se tornar mãe.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/medico-de-vista-frontal-segurando-o-modelo-anatomico_24799429