Spray nasal para crianças contra a Covid-19 em forma de vacina está sendo testada em solo russo, afirma o cientista Alexander Gintsburg, diretor do Instituto Gamaleya, responsável pelo desenvolvimento do imunizante Sputnik-V
Veio a público na segunda-feira (14), que a Rússia testou uma forma de spray nasal para crianças contra a Covid-19. E a novidade é que este imunizante abrange a faixa-etária de 8 a 12 anos. Além disso, seu lançamento já está em fase de planejamento para o mês de setembro. É o que garante o cientista que liderou o desenvolvimento da Sputnik V, Dr. Alexander Gintsburg.
Spray nasal para crianças contra a Covid-19
De acordo com o cientista, que também dirige o Instituto Gamaleya, o aerossol infantil utiliza a mesma vacina, “só que em vez de uma agulha, um bico é colocado” em seu lugar, declarou à agência de notícias TASS.
Distribuição em 15 de setembro
A vacina infantil deve estar pronta para distribuição em 15 de setembro, ressaltou Gintsburg durante uma reunião com o presidente da Rússia Vladimir Putin.
Teste em crianças de 8 a 12 anos
Todavia, em relação à testagem, o spray nasal para crianças contra a Covid-19 se aplicou em crianças de 8 a 12 anos. Além disso, durante os testes, não encontraram efeitos colaterais entre o grupo de teste. E também não houve aumento na temperatura corporal, afirmou o cientista ao portal TASS.
“Estamos inoculando nossos pequeninos (pacientes) por via nasal, estamos apenas administrando a mesma vacina que um spray nasal — disse Gintsburg, sem entrar em detalhes no estudo, como quantas crianças participaram.”
Por fim, o cientista responsável pela vacina Sputnik V não deu maiores detalhes em relação ao estudo nem sobre quantas crianças estavam envolvidas em todo o processo de testes.
*Foto: Divulgação/Tatyana Makeyeva/Reuters