Saúde mental do casal tentante afeta 1 a cada 6 casais que passam por dificuldades para conseguir engravidar
A gestação e o nascimento de um filho são sonhos de muitos casais. Mas infelizmente, 1 a cada 6 casais passam por dificuldades para conseguir engravidar. Estudos demonstraram que casais inférteis, também conhecidos como casais tentantes, possuem risco elevado de comprometimento da saúde mental.
Saúde mental do casal tentante
A saúde mental do casal tentante tem a ver com a síndrome dos ovários policísticos (SOP), uma causa frequente de infertilidade feminina. É sabido que mulheres com SOP possuem risco elevado de depressão, ansiedade, transtorno bipolar e transtorno obsessivo-compulsivo. A endometriose é uma doença ginecológica crônica, que afeta cerca de 15% das mulheres em idade reprodutiva, além de ter uma forte relação com infertilidade. Endometriose também está relacionada a um maior risco de ansiedade, depressão e má qualidade de vida.
E os fatores masculinos?
Já em relação aos fatores masculinos são responsáveis por aproximadamente 40% dos casos de infertilidade conjugal. Estudos recentes revelaram que homens inférteis também apresentam risco elevado de distúrbios mentais. Os diferentes graus de ansiedade e depressão são diagnosticados em até 25% desses indivíduos.
Por outro lado, estudos em animais sugerem que variações hormonais, observadas durante tratamentos para infertilidade, podem ser responsáveis por mudanças comportamentais nas tentantes. Portanto, é preciso estar a par do impacto dos diferentes protocolos de estimulação ovariana na saúde mental dessas pacientes e propor esquemas hormonais mentalmente amigáveis.
Desafios
A caminhada de um casal tentante pode ser longa e com grandes desafios. Questionamentos de familiares e amigos, resultados negativos de inúmeros testes de gravidez e, principalmente, a autocobrança geram profundos sentimentos de tristeza e perda para o casal tentante. Raiva, culpa, vergonha, perda de autoconfiança e autoestima são outros sentimentos frequentemente relatados por esses casais.
Saber o que vai enfrentar
Por fim, o casal tentante deve saber qual será a jornada que enfrentará. Isso inclui saber escolher e confiar na equipe multiprofisisonal que estará ao seu lado neste processo. E o mais importante de tudo: cuidar da saúde mental em todo este período. Estudos científicos já demonstraram que casais com uma boa saúde mental alcançam o seu tão sonhado positivo mais facilmente.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/pais-medios-que-esperam-por-um-novo-membro-da-familia_5171777