Mindfulness ajuda crianças, segundo um estudo da Universidade de Stanford (EUA), que descobriram que incluir técnicas de yoga e respiração profunda na rotina dos pequenos pode ajudá-los a dormir até uma hora a mais por dia
Talvez uma técnica de respiração de yoga pode dar muito mais certo para o seu filho dormir mais tempo e com melhor qualidade de sono, e você nem imagina. Neste artigo, você saberá como o Mindfulness ajuda crianças com problemas para dormir. De acordo com um grupo de pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA), foi comprovado por meio de um estudo que crianças que aprendem estas técnicas de yoga e respiração mais profunda, os pequenos têm melhores noites de sono.
Mindfulness ajuda crianças
Sendo assim, para chegar à conclusão que a técnica mindfulness ajuda crianças, participaram do estudo 115 crianças, com idades entre 8 e 11 anos, de escolas da região de São Francisco (EUA). O objetivo da pesquisa foi entender como incluir práticas de meditação na rotina pode impactar o sono e o estresse dos pequenos.
Durante dois anos, metade desses alunos tiveram aulas convencionais de educação física. Já a outra metade tinha aulas em que aprendia a fazer movimentos de yoga, relaxar e controlar o estresse, com foco no momento presente.
Além disso, todos passaram por avaliações antes, durante e depois da pesquisa. Em seguida, foram testados os níveis de atividade cerebral, os batimentos cardíacos, a respiração e a oxigenação durante o sono.
Resultados
Segundo Ruth O’Hara, autora do estudo e professora de psiquiatria:
“As crianças que tinham aulas de mindfulness dormiram, em média, 74 minutos a mais por noite do que antes da intervenção. É uma grande mudança.”
Ela disse ainda que as práticas de mindfulness aumentaram os minutos de sono REM, a última fase do ciclo do sono, que é justamente o momento em que os sonhos ocorrem.
“Eles também ganharam quase meia hora de sono REM. Isso é realmente impressionante. Existem evidências teóricas que sugerem que é uma fase muito importante do sono para o desenvolvimento neuronal e para o desenvolvimento da função cognitiva e emocional.”
Por que a técnica ajuda?
A hipótese de que o mindfulness ajuda crianças é que após as aulas de respiração, os pequenos têm uma redução no nível de estresse.
Christina Chick, uma das autoras, conclui:
“Achamos que o trabalho respiratório muda o ambiente fisiológico, talvez aumentando a atividade do sistema nervoso parassimpático, e isso realmente resulta em um sono melhor.”
*Foto: Divulgação/ Ariel Skelley/Getty Images