O Natal com os filhos na pandemia não deve ser um empecilho para não tornar a data agradável como nos anos anteriores. Apesar do distanciamento social, é possível fazer com que as crianças se divirtam na durante a ceia. Abuse da criatividade. Neste artigo, daremos dicas de que as mães e pais podem fazer no dia.
Natal com os filhos na pandemia – o que fazer?
Embora os passeios para ver o Papai Noel estejam fora do calendário deste ano, existem atividades substitutas para a mesma finalidade. Que tal criar um encontro online com o bom velhinho para o seu filho na noite de Natal? Ou ainda fazer caminhadas com os pequenos no dia e aproveitarem a noite de um jeito mais intimista?
Vamos às dicas.
1 – Cozinhar receitas natalinas com os filhos como seus assistentes
Aproveite a data para cozinhar com os pequenos e ensinar a eles receitas que você fazia na idade deles. É como um ritual natalino, passado de pais para filhos. Além disso, eles podem ajudar na melhor parte: as sobremesas. Que tal fazerem um pavê ou cookies com formatos divertidos. E outra forma dessa data ser de interação com o restante da família e amigos é entregar esses quitutes como presentes a todos eles.
2 – Cartões de Natal personalizados
Uma coisa que criança adora é usar a criatividade. Então, o Natal com os filhos na pandemia será ainda mais marcante. Ou seja, não precisa ser triste por não estar ao lado de todos que gostariam. Portanto, crie cartões de Natal personalizados com a ajuda deles. E os envie para os avós, tios, primos e outros familiares. No entanto, não deixe de comprar cartolina, envelopes, canetinhas coloridas e o resto fica por conta da imaginação das crianças. Caso não tenha muito tempo para a produção, compre cartões prontos. Mas vocês podem escrever as mensagens juntos.
3 – Chamada de vídeo com o Papai Noel
Já que seus filhos não puderam sentar no colo do Papai Noel para tirar foto, entregar cartinha, você pode dizer que o bom velhinho o atenderá por chamada de vídeo. É um modo desse ritual não se quebrar e fazer a alegria da garotada. Neste caso, escale um parente para se vestir de Papai Noel e fazer a chamada de vídeo. Outra dica é gravar um vídeo e dar play à meia-noite do dia 24.
4 – Decorar a casa juntos
Chame os pequenos para ajudá-la a decorar a casa. Eles podem enfeitar a árvore de Natal, que pode ser improvisada também. Um exemplo é pegar alguns galhos de plantas e decorá-las com luzinhas, e ainda colocar flores ao redor. Uma decoração simples, porém bonita. As crianças podem colocar suas meias de Natal em volta da árvore, esperando seus presentes à noite ou no dia seguinte. Vale pendurar gorrinhos junto também. Ah, e não se esqueça de registrar fotos deste momento para eles recordarem no futuro.
5 – Maratona de filmes de Natal
O Natal com filho na pandemia pode ficar ainda melhor com uma seleção de filmes e séries especiais que abordam a data. Portanto, faça uma lista do querem assistir. Hoje, opções de streaming não faltam, como Netflix, Amazon Prime Video, Disney+, entre outros. Para quem não tiver acesso a este recurso, experimente a programação da TV a cabo ou dos canais de TV aberta.
6 – Karaokê de Natal
Passada a hora da comilança, entretenha os pequenos com música. Então, que tal encarar um karaokê de Natal? Deixe que as crianças escolham o que querem cantar e criem uma playlist especial para este momento.
7 – Troquem presentes virtualmente
Geralmente, a maioria dos brasileiros possui uma família grande. Sendo assim, o Natal deste ano pode ter troca de presentes em formato online. Ou seja, o famoso amigo secreto será virtual. Use os aplicativos de chamadas de vídeo para isso. Antes da reunião, dias antes, deixe as crianças escolherem os presentes dos entes queridos. Pois é um modo diferente e divertido de saber como elas enxergam cada membro da família. O próximo passo é enviar os presentes para as respectivas casas. Em seguida, na virada do dia 24 para o dia 25, a brincadeira começa com a revelação de quem tirou quem no amigo secreto e abrirem os presentes. Ah, para toda logística do evento, crie um grupo com os familiares participantes no WhatsApp.
8 – Ver as luzes de Natal da cidade de dentro do carro
Para os pequenos que gostam de apreciar as luzes de Natal, um modo de realizar este desejo deles é fazer um passeio de carro e passar em frente a uma árvore de Natal gigante toda iluminada à noite. Porém, escolha horários mais tranquilos para evitar ficar muito tempo no trânsito. Além disso, opte por um passeio perto de sua região. Sempre há alguma rua com casas bastante decoradas que já pode fazer a alegria das crianças. Já a selfie deve ser de dentro do carro, com as luzinhas de fundo.
9 – Lista de agradecimento
Por fim, o Natal com os filhos na pandemia pode ser um momento de você ensinar o poder de ser grato a tudo. Escreva junto com eles pelo que vocês são gratos neste ano tão difícil. Vocês podem dizer em voz alta: “sou grato por ter saúde”, “sou grato por ter uma casa quentinha”, “sou grato por ter meus pais por perto”, “sou grato por poder ajudar outras pessoas” e “sou grato por não me faltar comida”. É de criança que se aprende a ser uma pessoa melhor e a repassar adiante estes ensinamentos.
E estas mesmas listinhas de agradecimentos podem ser integradas à decoração, na árvore de Natal e depois guardadas para os próximos anos.
*Foto: Divulgação