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Início Desenvolvimento do Bebê

Atraso no desenvolvimento do bebê: Guia auxilia a monitorar sinais

Bella Barriga por Bella Barriga
março 14, 2024
em Desenvolvimento do Bebê
0
Atraso no desenvolvimento do bebê: Guia auxilia a monitorar sinais

Atraso no desenvolvimento do bebê resultou em uma cartilha lançada pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), em parceria com o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos

A SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) lançou no fim de fevereiro uma cartilha com os principais marcos do desenvolvimento dos bebês de 2 meses a 5 anos. O objetivo é ajudar familiares e profissionais a acompanhar a evolução neuropsicomotora dos pequenos e a identificar possíveis sinais de atraso no neurodesenvolvimento e, assim, buscar ações adequadas.

Atraso no desenvolvimento do bebê

Com o slogan “Aprenda os sinais. Aja cedo”, o documento lista marcos sociais, emocionais, de linguagem, cognitivos e de desenvolvimento e movimento dos bebês. Além disso, o tema atraso no desenvolvimento do bebê orienta sobre as dúvidas que podem ser compartilhadas com os médicos e as principais formas de ajudar o bebê a crescer e a aprender, separado por cada faixa etária.

Parceria

A cartilha foi desenvolvida em parceria com o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), dos Estados Unidos, que produziu a mesma cartilha em inglês. Já a tradução contou com o apoio da Sociedade Paraibana de Pediatria.

Marcos de cada faixa etária

A seguir, confira alguns dos marcos de desenvolvimento listados pela cartilha da SBP:

Bebê de 2 meses: olhar para o rosto do familiar, emitir sons diferentes de chorar, reagir a sons altos, observar uma pessoa enquanto se move, mover os dois braços e as duas pernas, abrir as mãos, manter a cabeça erguida quando está de bruços;

Bebê aos 4 meses: sorrir sozinho, rir, fazer sons como “oh” e “ah”, virar a cabeça para o som da sua voz, abrir a boca ao ver a mamadeira ou a mama ao estar com fome, manter a cabeça firme sem apoio quando está sendo segurado, balançar os brinquedos com os braços;

Bebê aos 6 meses: reconhecer pessoas e familiares, dar risadas, coloca a língua para fora e sopra, faz barulhos agudos, leva objetos à boca, fecha os lábios ao não querer mais comer, apoia-se com as mãos quando está sentado;

Bebê aos 9 meses: timidez perto de estranhos, mostrar expressões faciais, olhar quando o chamam pelo nome, sorrir e rir, fazer sons como “mamama” e “bababa”, procurar objetos fora do campo de visão, sentar-se sozinho, mover objetos de uma mão para outra;

Bebê aos 12 meses: jogar com você, acenar “tchau”, chamar “mamã” ou “papá”, caminhar, segurando os móveis e pegar objetos entre o polegar e o indicador;

15 meses: imitar outras crianças ao brincar, bater palmas quando animado, demonstrar afeto, tentar dizer outras palavras como “auau”, “bo”, olhar um objeto familiar quando é nomeado, apontar para pedir algo ou ajudar, empilhar objetos, dar alguns passos por conta própria;

18 meses: estender as mãos para lavá-las, ajudar a se vestir, seguir instruções sem gestos, copiar tarefas feitas pelos pais, caminhar sem se segurar em alguém ou móvel, alimentar-se com os dedos, tentar usar uma colher;

2 anos: perceber quando os outros estão chateados, dizer pelo menos duas palavras juntas, como “mais leite”, usar mais gestos do que apontar ou acenar, segurar algo em uma mão enquanto usa a outra, chutar uma bola, correr, comer com uma colher;

2 anos: perceber quando os outros estão chateados, dizer pelo menos duas palavras juntas, como “mais leite”, usar mais gestos do que apontar ou acenar, segurar algo em uma mão enquanto usa a outra, chutar uma bola, correr, comer com uma colher;

3 anos: acalmar-se em 10 minutos ao ser deixado na creche, perguntar “quem”, “o quê”, “onde” ou “por quê”, dizer o primeiro nome quando perguntado, desenhar um círculo, alinhar itens, vestir roupas sozinho e usar um garfo;

4 anos: fingir ser um personagem ao brincar, pedir para brincar com crianças, evitar o perigo, dizer frases com quatro ou mais palavras, responder perguntas simples, nomear cores de objetos, servir a si mesmo com água ou comida, com supervisão de adultos, segurar lápis entre os dedos e o polegar;

5 anos: seguir regras, cantar, dançar  ou atuar, contar uma história que ouviu, reconhecer rimas, contar até 10, usar palavras sobre o tempo, como “ontem”, “hoje” e “amanhã”, nomear algumas letras.

Cartilha completa

A cartilha completa está disponível para download no site da Sociedade Brasileira de Pediatria. Nela constam também dicas de como estimular os filhos no aprendizado e desenvolvimento. Além disso, o documento aponta as faixas etárias ideais para uma avaliação médica do desenvolvimento psíquico e motoro da criança: aos 9, 18, 24 e 30 meses.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/adoravel-bebe-brincando-com-brinquedo-em-casa-no-chao_24751315.htm#fromView=search&page=1&position=5&uuid=45d5db94-9c92-4751-b280-965bf03f5153

Tags: desenvolvimento infantil
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