Como organizar um chá de bebê

Como organizar um chá de bebê

Logo que você descobre que está grávida já começa a se empolgar só de pensar em comprar o enxoval do bebê, arrumar seu quartinho e também pensar no chá de bebê. Só que é preciso segurar a ansiedade desse último item porque o chá de bebê normalmente é feito no 7º mês de gravidez em diante.

E quando chega a hora de começar a pensar, é tanta coisa para ver que é bom você pedir ajuda para dar conta, porque a partir do 6º mês a barriga já está maiorzinha e você pode não ter muita disposição. Mas para que esse momento seja prazeroso e não cansativo para as gravidinhas, listamos o que deve ser pensado para organizar um chá de bebê, para que tudo ocorra perfeitamente como deve ser.
 
Quem convidar?
Antigamente só as mulheres se reuniam para fazer o chá de bebê, pois era mais intimista e a grávida ficava mais à vontade, mas hoje em dia tudo ficou mais moderno. É possível convidar tanto homens quanto mulheres e fazer uma verdadeira festa, com direito a álcool e tudo o mais, claro que somente para os convidados e não para você, gravidinha, hein!

Depois de definido se irão homens, mulheres e crianças ou só mulheres, liste todas as pessoas que deseja chamar. Se achar que a lista ficou gigante e não há local para acomodar tantas pessoas, você pode dividir o chá de bebê por partes: faça um chá de bebê só para os amigos e outro só para a família.
 
Qual dia e hora?
O melhor dia para fazer um chá de bebê é no fim de semana, podendo ser tanto sábado quanto domingo, pois assim as chances são maiores de a maioria estar presente. Se for uma comemoração pequena, pode ser feito em um domingo à tarde, mas se quiser algo maior, é legal ser em um sábado à noite.

Qual duração?
Isso dependerá de como é a mamãe e de como ela está se sentindo.
Como toda organização de um chá de bebê acontece com pelo menos um mês de antecedência, se a mamãe estiver disposta e não houver nenhuma complicação durante a gravidez,  o chá de bebê pode durar algumas poucas horas ou noite adentro ou ainda o fim de semana inteiro se quiser alugar um sítio. Mas o mais comum é durar até 4 horas, tempo suficiente para que todos possam comer, beber, conversar e brincar e a mamãe não se cansar.
 
Onde fazer?
Depois de definida a quantidade de convidados, veja onde você fará esse chá de bebê. Se você mora em prédio, pode ser que seja mais fácil e econômico alugar o salão de festas do condomínio. Ou alugar um salão de festas com um buffet, por exemplo ou ainda em um sítio, para ser ainda mais divertido. Tudo dependerá do seu orçamento.

 
O que servir?
Se você escolheu fazer o chá de bebê no domingo à tarde, lembre-se que os convidados já virão almoçados, ou seja, nada de fazer um churrasco ou servir um buffet de comida. Sirva petiscos, salgados, lanches e docinhos como bolos e brigadeiros para beliscarem. Com relação às bebidas, sirva refrigerantes, água e sucos, de preferência naturais.
Se você optou por fazer em um sábado à noite, pense na quantidade de comida que irá servir, pois os convidados irão ao seu chá de bebê para jantar. Se não quiser servir comida, sirva lanches e salgados, além de bolo – caso ache necessário – além de doces e bebidas.

A quantidade de cada item a ser servido dependerá da quantidade de pessoas, do tempo de duração da festa e ainda do clima. Se estiver um dia quente, seus convidados podem não querer tomar tantas sopas e caldos e se o dia estiver frio, tomarão menos bebidas.
Se não quiser ter trabalho, contrate serviços de crepe, pizza ou churrasco. Mas se quiser economizar, faça você mesmo um buffet de comida, com uma massa, uma carne e uma salada e pronto.
 
Pedirei fraldas?
O chá de bebê é perfeito para que você tenha um estoque de fraldas que serão muito úteis para quando seu bebê nascer. Mas se pergunte: terei espaço para guardar as fraldas? Pedirei fraldas e algo mais? Farei uma lista de presentes em algum site?
Pense em tudo isso antes de se decidir, porque se optar por ganhar fraldas terá que ter espaço para guardar na sua casa e ainda precisará repassar os tamanhos para os convidados, para que não receba mais de um tamanho do que outro.
Hoje em dia está na moda o uso de fraldas de pano modernas, então se você quiser fazer uso delas, não adianta nada você pedir fraldas descartáveis. Melhor fazer um chá de fraldas modernas ou fazer uma lista em algum site com produtos de enxoval e você mesma comprar as fraldas, pois muita gente a desconhece ainda.
 
Qual o tema?
Escolha um tema e norteie toda a decoração a partir daí. O tema é que dirá a cor e toda a parte de papelaria da festa.
 
E a decoração?

Para a decoração de um chá de bebê, foque em alguns pontos importantes:
- Bolo:
- analise se você servirá bolo no chá de bebê.
-se for servir, haverá um bolo decorativo na mesa ou o bolo de verdade é que ficará na mesa de doces?
- se não for servir o bolo, haverá bolo de fraldas? Pois será preciso providenciar.

 
- Mesa de doces:
-se você não for servir o bolo, lembre-se de servir mais doces.
- coloque bichinhos de pelúcia de acordo com o tema para deixar a mesa mais delicada.
- invista em flores para decorar a mesa.
- crie um fundo para essa mesa de doces ou coloque bexigas.
- veja se colocará uma toalha na mesa ou não.
- a papelaria com o tema fará toda a diferença na decoração da mesa de doces e você poderá focar toda a decoração da festa só nela do que ter que enfeitar o salão todo. Às vezes, menos é mais! E dará menos trabalho também.

 
E o convite?
Depois de tudo definido, hora de enviar os convites. Deixe para enviar os convites com 1 mês de antecedência para que as pessoas possam se programar e possam também providenciar os presentes.
Você pode entregar em mãos ou ainda fazer um convite virtual e pedir para que as pessoas confirmem presença por e-mail.
 
O bom do chá de bebê é que qualquer um pode fazer independente do orçamento estar curto. O importante é celebrar a vinda de um novo integrante na família com todas as pessoas queridas presentes!

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário

Preencha o campo abaixo com seu e-mail para receber uma nova senha
Enviar
Para alterar seu e-mail, preencha corretamente os campos abaixo e clique em enviar
Enviar
X
Agradecemos a sua compra: