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Início Desenvolvimento do Bebê

Brincadeiras de percurso desenvolvem a cognição e parte motora

Bella Barriga por Bella Barriga
junho 1, 2024
em Desenvolvimento do Bebê
0
Brincadeiras de percurso desenvolvem a cognição e parte motora

Brincadeiras de percurso ajudam na Educação Infantil, além de estimular as habilidades socioemocionais de bebês e crianças

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bebês e crianças bem pequenas têm garantido o direito a um ambiente convidativo e rico de oportunidades para desenvolver inteiramente suas habilidades motoras e cognitivas. Conheça ao longo deste artigo como as brincadeiras de percurso podem ser grandes aliadas neste processo.

Brincadeiras de percurso – como funciona

As brincadeiras de percurso funcionam por meio de circuitos, estimulando bebês e crianças, por meio de obstáculos, com o uso de cubos de madeira, cordas e pneus. Mas também pode envolver caminhos mais simples, com o uso de objetos como tecidos, caixas, potes e almofadas.

Uso das brincadeiras na Educação Infantil

Na Educação Infantil é preciso determinar a faixa etária para melhor criar este universo lúdico, mas de muita parendizagem. Além disso, em relação aos bebês, os percursos ajudam a explorar o ambiente ao redor, promovendo a descoberta e a coordenação motora grossa, ou seja, envolvendo a capacidade de usar os grandes músculos do corpo para realizar movimentos amplos, como: correr, pular, subir escadas, arremessar e chutar uma bola. Por sua vez, para crianças de 2 a 6 anos, os circuitos se tornam mais complexos e tendem a incentivar habilidades como equilíbrio, agilidade e planejamento de ações.

Como planejar as brincadeiras de percurso?

Em primeiro lugar é preciso organizar os materiais das atividades para os bebês e as crianças bem pequenas. Isso porque eles não podem oferecer nenhum tipo de perigo. Opte por tecidos, argolas de plástico, caixas de papelão, tampas de latas de leite e carretéis de linhas, por exemplo. Evite objetos que contenham ferrugem. E as latas devem estar bem limpas. Todavia, as caixas podem ser usadas apenas uma vez. E não esqueça de monitar o bebê para que não leve a caixa até a boca.  

As brincadeiras na escola devem contar com o educador bastante atento e observador para que o bebê e criança não se machuquem. Além disso, ele pode fazer vídeos e fotos para identificar quais habilidades os pequenos conseguiram desempenhar. E se as crianças chamarem o educador para participar da brincadeira, ele pode participar, mas sem mudar o processo de aprendizagem.

Em suma, se um bebê está empilhando alguns objetos sem conseguir, o educador pode pegar os objetos e mostrar como faz, para que assim o bebê aprenda a fazer na prática.

Intensidade do desafio proposto

Dependendo da faixa etária da criança, o desafio pode ficar mais difícil. Outro fator a ser considerado é a quantidade de alunos que participará da atividade. Para as crianças mais novas, a brincadeira exige um número menor de participantes, com o intuito de aprender mais e a desenvolver de modo positivo, prazeroso e divertido tal atividade. A escolha do espaço da brincadeira também é importante.

Exemplo de atividade para bebês

Faixa etária: até 1 ano de idade

Objetivo: trabalhar a motricidade fina e o desenvolvimento cognitivo para facilitar e assegurar o progresso da aprendizagem dos bebês ao longo da vivência na Educação Infantil.

Materiais: caixas de papelão tamanhos diferentes, latas de leite, potes com tampas, argolas, cones e carretéis de linha.

Organização do ambiente: tecido no chão, de cor única e sem estampas, materiais colocados aleatoriamente sobre o tecido e em quantidade adequada para que todos os bebês possam brincar.

Como acontece a brincadeira: o professor convida os bebês que já engatinham ou caminham para que eles se aproximem dos materiais, pois eles devem ir por vontade própria.

Exemplo para crianças de 2 anos

Objetivo: a partir da abordagem desenvolvida pela pediatra húngara Emmi Pikler, a ideia é promover autonomia ao bebê e a importância do movimento livre e do cuidado atento e responsivo, além de explorar meios de deslocamento no espaço, orientando as crianças através de noções como frente, atrás, embaixo, em cima, dentro, fora, etc.

Materiais: estruturas de madeira e blocos de encaixar gigantes.

Organização do ambiente: o circuito começa com uma base feita de blocos de montar gigantes. Você pode colocar um triângulo de madeira para a criança escalar, depois uma rampa e, por fim, um cubo de madeira para a criança passar por dentro dele.

Como acontece a brincadeira: a ideia é fazer a criança subir na base de blocos de montar e pular com os dois pés no chão. Depois, escalar o triângulo, passar por cima da rampa, equilibrando-se (um das partes da rampa é vazada, exigindo esse equilíbrio corporal) e, por fim, passar por dentro do cubo.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/grupo-de-pre-escolares-na-sala-de-jogos_1267764.htm#fromView=search&page=1&position=12&uuid=af95d6c2-eec3-4854-a226-8a5376d1bdc4

Tags: desenvolvimento infantil
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